01 fevereiro 2014

Jantar para Namorados Cristãos: Unidos por Vocação


O Serviço Diocesano de Animação Vocacional, juntamente com a equipa de pastoral familiar da Vigararia de Colmeias, estão a organizar um jantar para namorados cristãos interessados e abertos à descoberta do dom de Deus na sua experiência humana do amor. 

Terá lugar na sexta-feira, 14 de fevereiro, com início às 20 horas, no Seminário Diocesano de Leiria. 
O encontro destina-se aos rapazes e raparigas cristãos namorados que aceitem a proposta. 

Com base em testemunhos de casais, poderão descobrir como a fé cristã é uma mais valia para a experiência e caminho de amor que estão a viver. O objectivo é assinalar o dia dos namorados, oferecendo a possibilidade de descobrir o namoro e o casamento como uma bela vocação dada por Deus. 

Os amigos de namorados, os pais, as equipas de pastoral familiar e outras pessoas poderão lançar o convite aos jovens que possam interessar-se em participar. 

A participação tem um custo de 20 € por par de namorados. Inscrições até 10 de fevereiro para Patrícia Ascenso (patricia.ascenso@gmail.com ) e Gonçalo Silva (917 375 841). 

Na carta pastoral, A beleza e a alegria de viver em família (n. 5), falando da “vocação ao amor”, o bispo D. António Marto escreve: “No chamamento ao Matrimónio, Deus chama através do encontro com a outra pessoa e a atração que a pessoa amada exerce é a mediação da atração que o próprio Deus suscita no homem e na mulher. Por outro lado, o chamamento não se confunde com um instante. 
É um processo, com um desenvolvimento e um diálogo que implicam discernimento e opção livre por valores particulares. Assim, a vocação para o amor designa-se na nossa sociedade como “namoro”, o caminho e o processo em que o amor vai amadurecendo, num progressivo conhecimento um do outro, em verdade e lealdade. Nem tudo o que parece namoro o é realmente. 
Há miragens, pensamentos egoístas e apressados que requerem um discernimento sério, com o fim de chegar à verdade vocacional, capaz de servir de base a uma vida estável em comum.” 


 Padre Jorge Guarda 
 Coordenador do Serviço de Animação Vocacional