21 janeiro 2012

Paróquia de Monte Real celebra 500 anos

Neste ano de 2012, a Paróquia de Monte Real celebra os 500 anos sobre a sua criação. Aqui fica um excerto, retirado da obra Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria, onde se faz referência à nossa Paróquia.


«Erigiu o mesmo Bispo D. Pedro, Prior-Mor, a Freguesia de Monte Real, no mesmo ano de 1512, e os fregueses ficaram obrigados à fábrica da Igreja, capela-mor, sacristia e ordenado do Cura (...); pôs-lhe o Bispo obrigação de virem cada ano a São Tiago, donde antes eram fregueses, nos dias do Espírito Santo e Corpo de Deus; consta do padrão da dita Igreja; desta obrigação os aliviou o Bispo D. Martim Afonso Mexia (1604-1615).
O orago é de S. João Baptista, porque começou esta Freguesia em uma Ermida, que na dita Póvoa havia, da invocação do mesmo Santo; foi principiada a Paróquia com quarenta moradores.
A apresentação do Cura é dos fregueses, que hão-de apresentar três sacerdotes, dos quais o Prelado escolhe qual lhe parece, por uma sentença que houve o Bispo D. Dinis de Melo (1627-1636) (...); e para isto o Prelado manda tomar os votos antes do S. João, ou em visita, e nesta posse está, e o têm mandado por visita o Bispo D. Dinis de Melo, como também, muito antes dele, D. Martim Afonso Mexia, no ano de 1607. (...)
Havia, como fica dito no Capítulo precedente, na Póvoa de Monte Real, uma Ermida, da invocação de S. João Baptista, que se extinguiu com a Igreja nova, que se fez (...).
A Ermida da Rainha Santa Isabel deste Reino, a qual não tem renda alguma, e se fabrica de esmolas, foi feita nas casas que tinha na Póvoa El-Rei D. Dinis, Marido da dita Rainha Santa, nas quais mandou o Bispo D. Martim Afonso Mexia fazer aquela Ermida, (...) por veneração e por nelas viver e estar algum tempo a Rainha Santa. Tem Confraria, e se lhe faz festa no seu dia».

(Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria, capítulos 77º e 78º)