27 junho 2011

Faleceu o P. Fernando Pereira Ferreira

Assinatura Foto:  
Missa exequial, terça-feira, 28 de Junho, às 16h00, na igreja paroquial de Monte Real.

Ontem, Domingo, 26 de Junho de 2011, no Hospital de Santo André, em Leiria, vítima de doença, faleceu o Padre Fernando Pereira Ferreira, pároco de Monte Real, na diocese de Leiria-Fátima. Tinha 65 anos e era sacerdote há 38 anos. A celebração das exéquias terá lugar na igreja paroquial de Monte Real, Terça-feira, 28 de Junho, às 16 horas. Irá a sepultar no cemitério de Carvide, sua terra natal.
Filho de José Francisco Pereira e de Maria Vitória Pereira, o padre Fernando Ferreira nasceu em Carvide a 6 de Julho de 1945. Entrou para o Seminário diocesano em Fátima, em 1958, tendo terminado o curso em Leiria no ano de 1972. No mesmo ano foi ordenado sacerdote, no dia 15 de Agosto, na catedral de Leiria, pelo bispo D. Domingos de Pinho Brandão.

Em Outubro de 1972, foi nomeado coadjutor do pároco de Pataias. Um ano depois, acumulou essa missão com a de pároco de Alpedriz. Em 1976, acumulou a paroquialidade de Alpedriz com a de Maiorga, na diocese de Lisboa, sendo ao mesmo tempo professor de religião e moral na Escola Secundária de Alcobaça, até 1979. Nesse ano, mudou-se para Vila Nova de Ourém, pois fora nomeado pároco de Nossa Senhora da Piedade, de Alburitel e de Seiça. No ano seguinte, deixou estas paróquias, continuando com a de Vila Nova de Ourém, onde se manteve até ao final de 1993. Em Janeiro de 1994 começou a exercer o ministério pastoral na paróquia de Amor. De 2006 a 2009 foi pároco de Maceira. Em 2009, tomou posse como pároco de Monte Real e de Ortigosa, deixando, seis meses depois esta paróquia e ficando somente com a primeira por motivos de saúde. Nos últimos meses, vendo agravar-se as suas condições de saúde, cessou toda a actividade pastoral.

O padre Fernando Ferreira viveu apaixonadamente o ministério sacerdotal. Além das paróquias, foi durante algum tempo capelão do Mosteiro das irmãs Clarissas em Monte Real, serviu o movimento dos cursos de cristandade como director espiritual e interessou-se pelo movimento dos focolares. Na sua doença, especialmente quando tomou conhecimento da gravidade da mesma, disse viver e oferecer todo o seu sofrimento pelos sacerdotes da diocese, pela paróquia de que era o pastor e pela sua família, em atitude sacerdotal de intercessão unido à paixão de Jesus Cristo em benefício da Igreja.

A Diocese de Leiria-Fátima, ao mesmo tempo que comunica a passagem deste sacerdote para a eternidade, agradece a Deus a vida, o apaixonado serviço sacerdotal nas variadas comunidades que lhe foram confiadas e a intercessão, mediante a oferta dos seus sofrimentos pelos sacerdotes e pelo povo de Deus, demonstrados pelo Padre Fernando. Implora para ele a graça da comunhão plena com Deus na eternidade. Aos familiares apresenta sentidas condolências, e manifesta público reconhecimento e gratidão à sua empregada, Jacinta, que o acompanhou e muito ajudou na vida, no ministério sacerdotal e ultimamente na doença.

Padre Jorge Guarda
Vigário Geral